Forum - Biologia e Geologia

Forum dedicado à troca de informações e materiais científicos
 
InícioInício  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe
 

 Exobiologia - vida extraterrestre?

Ir em baixo 
AutorMensagem
Carina
Admin
Carina

Número de Mensagens : 23
Data de inscrição : 16/10/2006

Exobiologia - vida extraterrestre? Empty
MensagemAssunto: Exobiologia - vida extraterrestre?   Exobiologia - vida extraterrestre? Icon_minitime2/13/2007, 01:22

Citação :
A Busca de Vida Extra-terrestre


Uma questão que assalta a todos os que admiram a vastidão do Universo: existirão outras formas de vida para além daquelas que conhecemos na Terra?
Poderemos um dia colonizar outras regiões da nossa Galáxia, e contactar com outras civilizações que nela possam habitar?

Estas questões ocupam uma posição muito peculiar no campo científico porque, apesar de fazerem parte da vanguarda da Ciência, podem ser compreendidas por qualquer leigo interessado, ao contrário do que se passa com a maioria das questões com as quais se debatem os cientistas. Essencialmente, esta é uma questão que nos diz respeito a todos.
Contudo, ninguém poderia prever que no limiar do novo milénio estaríamos, de facto, em condições de poder dar os primeiros passos seguros no sentido de obter respostas a esta questão tão fundamental para o Homem. Com a descoberta em 1995 da existência de planetas extra-solares (isto é, planetas que orbitam em torno de outras estrelas), a busca de vida fora do Sistema Solar tornou-se uma questão da maior actualidade na Astrofísica dos nossos dias. Propomo-nos assim apresentar uma série de artigos na qual serão discutidas as questões-chave e os desafios que se colocam na procura de vida extra-terrestre, dentro e fora do nosso sistema solar.

A questão óbvia que se coloca é a de saber onde e como devemos procurar sinais da eventual existência de vida extra-terrestre. Uma possibilidade, na hipótese de existirem outras civilizações com tecnologia avançada, é a de "escutar" os sinais de rádio provenientes do cosmos, na esperança de conseguir estabelecer-se um contacto. Este é o objectivo do programa Search for Extra-Terrestrial Inteligence (SETI) da NASA.

Este programa foi recentemente considerado como "uma estratégia relativamente barata e cientificamente válida" pelo congresso sobre "Busca Espectroscópica de Vida fora do Sistema Solar", realizado em 1998 pelo departamento de Exobiologia da NASA. Contudo, seria extremamente redutor restringir toda a busca de sinais de vida no Universo a este programa. Aliás, uma elementar prudência estratégica sugere que se siga uma via mais conservadora. Esta passa, naturalmente, por procurar evidências da existencia da vida, tal como a entendemos, ou seja, vida baseada na química orgânica.
Embora não exista uma razão científica real para tal restrição, esta via é seguramente um ponto de partida razoável pois, afinal, a Terra é de facto o único caso conhecido, até à data, onde existe vida. Efectivamente, se limitarmos a nossa busca de vida dentro e fora do sistema solar apenas à vida baseada na química orgânica, podemos colocar algumas hipóteses restritivas:

- Considerar apenas química orgânica baseada no carbono.
- Exigir a presença de líquidos, pois estes favorecem as misturas hidrodinâmicas e convectivas das moléculas.
- O líquido tem que ser a água, porque esta é um excelente solvente e é muito abundante na natureza.
- Exigir a presença de um interface sólido-líquido, de forma a promover trocas entre moléculas.

Se, por um lado, estas restrições parecem ser demasiado fortes, por outro lado convém recordar que toda a vida na Terra é baseada nas propriedades do átomo de carbono. De todos os elementos conhecidos, o carbono é o elemento quimicamente mais versátil, uma vez que os átomos de carbono podem formar ligações químicas por forma a criar moléculas particularmente longas e complexas.

Todos os organismos vivos são feitos destas moléculas orgânicas. Estas moléculas podem interligar-se para formar estruturas elaboradas, como cadeias, redes e fibras. Algumas destas estruturas são capazes de produzir reacções químicas complexas que se auto-regulam. Além disso, os constituintes básicos das moléculas orgânicas (carbono, hidrogénio, azoto, oxigénio, enxofre, e fósforo) são dos elementos mais abundantes no universo. A versatilidade e abundância do carbono sugere que a biologia extra-terrestre (designada por exobiologia) possa ser também ela baseada na química orgânica.

As moléculas orgânicas existem por toda a nossa galáxia. As nuvens moleculares gigantes (como a nebulosa M42 em Orion) contêm quantidades substanciais de átomos de carbono que se encontram ligados a átomos de oxigénio na molécula simples de monóxido de carbono (CO). Mas o carbono também se combinou com outros elementos para produzir uma variedade impressionante de compostos. Desde os anos 60 que os rádio-astrónomos detectaram riscas de emissão de micro-ondas produzidas por muitas moléculas existentes no meio interestelar. Por incrível que possa parecer, até a molécula de álcool etílico já foi detectada!

Hoje sabemos que os meteoritos também contêm substâncias orgânicas. Isto significa que os planetas do nosso sistema solar foram e são ainda continuamente bombardeados com compostos orgânicos. Por outro lado, a experiência de Miller em 1952 mostrou que a vida pode ter resultado naturalmente de reações químicas ordinárias. Então, dada a abundância no universo das moléculas que estão na base da origem da vida, é perfeitamente legítimo supôr que a vida possa também ter despontado fora da Terra, algures no cosmos.

Em qualquer caso, não restam dúvidas de que o ambiente mais favorável (para o desenvolvimento da vida), à luz da Astrofísica actual, é de facto um planeta. A ser assim, estas considerações levam-nos a compreender que a nossa busca de vida extra-terrestre passa também pela procura de planetas "habitáveis". Uma vez que não foi ainda descoberta qualquer prova definitiva da existência de vida noutros planetas do nosso sistema solar, isto significa que, na prática, devemos também procurar novos planetas fora do nosso sistema solar, ditos planetas extra-solares.


in http://oal.ul.pt/oobservatorio/vol7/n1/vol7n1_2.html
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://biologiageologia.directorioforuns.com
Carina
Admin
Carina

Número de Mensagens : 23
Data de inscrição : 16/10/2006

Exobiologia - vida extraterrestre? Empty
MensagemAssunto: Re: Exobiologia - vida extraterrestre?   Exobiologia - vida extraterrestre? Icon_minitime3/16/2007, 01:58

Então meninos, não há comentários?
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://biologiageologia.directorioforuns.com
Carina
Admin
Carina

Número de Mensagens : 23
Data de inscrição : 16/10/2006

Exobiologia - vida extraterrestre? Empty
MensagemAssunto: Re: Exobiologia - vida extraterrestre?   Exobiologia - vida extraterrestre? Icon_minitime3/16/2007, 02:00

Sonda revela sinaisde vida na lua Enceladus de Saturno

As colunas de água e vapor que emanam do pólo sul da lua Enceladus, de Saturno, surgem de uma fonte calórica de material radioactivo no seu interior, indica um estudo apresentado segunda-feira nos EUA.
Segundo os cientistas presentes na Conferência de Ciência Lunar e Planetária do Texas, naquela lua reúnem-se os ingredientes cruciais para a formação de vida tal como a conhecemos na Terra.
Os géiseres foram detectados em 2005 pela sonda Cassini e desde então os cientistas têm tentado determinar que força é essa que empurra para uma superfície em que a temperatura é de menos 200 graus centígrados.
Nessas colunas, o espectrómetro da Cassini detectou a presença de água no estado líquido e em gelo, assim como pequenas quantidades de azoto, metano, dióxido de carbono, propano e acetileno.
Segundo a teoria, a lua Enceladus formou-se há 4.500 milhões de anos, em resultado da mistura de gelo e rochas que continham isótopos radioactivos de alumínio e ferro.
Durante vários milhões de anos, a decadência desses isótopos produziu um aumento da temperatura e um núcleo rochoso coberto por uma capa de gelo.
Se se confirmar essa teoria, os cientistas indicam que a Enceladus tem consigo os elementos iniciais para a formação de vida: uma fonte de calor, materiais orgânicos e água na forma líquida.

in http://da.online.pt/news.php?id=106078
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://biologiageologia.directorioforuns.com
juninho

juninho

Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 27/04/2011

Exobiologia - vida extraterrestre? Empty
MensagemAssunto: Re: Exobiologia - vida extraterrestre?   Exobiologia - vida extraterrestre? Icon_minitime4/27/2011, 19:38

Na area 51 base militar dos estados unidos existem experimentos com ets Cool sério Wink
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




Exobiologia - vida extraterrestre? Empty
MensagemAssunto: Re: Exobiologia - vida extraterrestre?   Exobiologia - vida extraterrestre? Icon_minitime

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Exobiologia - vida extraterrestre?
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» MHS Dúvida

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Forum - Biologia e Geologia :: Biologia-
Ir para: